domingo, 25 de janeiro de 2009

TEXTOS CURTOS - 7000 ACESSOS

Uma nota.

Hoje, domingo (25/01), o blog Textos Curtos para Teatro chega ao seu acesso de número 7000. As cinco regiões do Brasil e Portugal (além de outros países) continuam acessando o blog, que contém oito textos curtos do autor Ruy Jobim Neto, entre eles:

- VIRGENS À DERIVA, o líder de montagens e leituras
- DOS MUROS DA CIDADE EU VI TEUS OLHOS, aqui numa versão, no You Tube.
- ANDARES ACIMA, que foi montada para as Satyrianas 2008
- SOBRE O TEU CORPO E DUVIDEI, também montada para as Satyrianas, houve um contato no sentido de que vire curta-metragem, em negociações.

Aos internautas, nosso agradecimento.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Um texto para Pablo Oliveira

Um pescador, a sereia e o mar.

o ator Pablo Oliveira, que fará um pescador

Não, não se trata de alguma estória de Ernest Hemingway. E sim de uma peça encomendada pelo ator carioca Pablo Oliveira ao autor Ruy Jobim Neto. E o monólogo já tem título:

"DE CANOA E DE REDE".

A produção será carioca, estreará primeiro pelos palcos do Rio de Janeiro para depois viajar por outros Estados. Mais notícias em breve.




Free counter and web stats


quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Um memorial: VIRGENS À DERIVA

A todas elas.

Além-mar e deste lado do Atlântico.

No blog da Vanessa Morelli (Morellita).

Um beijo.

R

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pequenas notas.

***
A peça cômica "Virgens à Deriva", de Ruy Jobim Neto, também foi apresentada no dia 15 de novembro último, em Portugal, pelo grupo Juventude Unida do Mosteiro, na IV Edição do Festival de Petraficta (o Festival de Teatro de Perafita, a Norte de Portugal).
***
***
Em Caicó (RN), "Virgens à Deriva" também foi apresentada na II Amostra de Teatro-Escola de Caicó, que aconteceu entre 27 e 31 de outubro de 2008, um evento realizado ao ar livre, em praça pública, sempre às 19h30, pela Companhia de Teatro Cacimba e o SESC de Seridó. A Amostra não é competitiva e é aberta a grupos amadores e profissionais.
"Virgens" foi levada ao palco no dia 30/10 pela Cia. de Teatro DELART (CEJA), juntamente a outro espetáculo de outro grupo local.
***
***
Um festival de Artes Cênicas do Senac (não foi divulgado em que cidade aconteceu e quando), apresentou a peça "Dos Muros da Cidade Eu Vi Teus Olhos", de autoria de Ruy Jobim Neto, cujo texto se encontra originalmente no blog "Textos Curtos para Teatro" neste link, pelos alunos Almir Rodryguez e Shyrllenne Cabral. Informa o You Tube que o vídeo foi postado na segunda quinzena de outubro de 2008.
O vídeo está aqui, há pouca luz, mas há um porquê. Assistam:
***
***
O blog "Textos Curtos para Teatro" passou a casa de 6000 acessos. O link para o blog, onde há oito textos, como "Virgens à Deriva", "Andares Acima" e "Dos Muros da Cidade Eu Vi Teus Olhos" é este aqui.
***
***

Sobre o post abaixo...o mundo inteiro lendo.

Muita gente.

Em poucos minutos, só mesmo a internet para fazer tal coisa. Muitos países, em todos os continentes, já deram uma olhadela no post abaixo, sobre a montagem portuguesa de "Virgens à Deriva". Nossa contagem, feita pelo Webstats Motigo, deu o seguinte mapa, em 35 entradas:



Dos Estados Unidos, passando por Brasil, Egito, Bélgica, Japão, China, Turquia, Suíça, Itália, Hong Kong, Reino Unido, França e Singapura.

Pouco tempo, tudo muito rápido.

VIRGENS À DERIVA montada em Portugal

Virgens além-mar.
As fotos de "Virgens à Deriva" em Portugal são belas. Pena que não informaram o nome do elenco e de quem dirigiu a montagem a partir do texto do cartunista Ruy Jobim Neto. Mas o Grupo de Teatro de Amadores de Porto de Mós (distrito de Leiria, na região central de Portugal, a Norte de Lisboa) levou a comédia ao palco do Cine Teatro de Porto de Mós no dia 3 de dezembro último, às 21h30.


Porto de Mós (região central de Portugal)

no mapa, onde fica Porto de Mós


Segundo o Trupêgo (como se autodenomina o grupo), "O espectáculo correu com toda a naturalidade, e as pessoas que acorreram à sala, (não eram muitas), sairam agradadas, pois foi audivel por toda a sala bastantes gargalhadas." Na ocasião, "Virgens" foi apresentada conjuntamente com outro espetáculo local.

O mesmo espetáculo se apresentou também no dia 7 de dezembro na 3a. Meia Maratona de Teatro de Ourém (cidade igualmente da região central de Portugal), a convite do Grupo de Teatro Apollo de Pêras Ruivas.

A sinopse:

Numa terça-feira, à tarde, em 1567, uma caravela vai para o fundo das águas em pleno Atlântico, diante da costa brasileira. Assim, marinheiros e freiras, canhões e mantimentos, tudo vai para o fundo do mar, exceção feita a três jovens portuguesinhas, completamente virgens, que se salvam graças a um pequeno bote. Agora elas têm um continente inteiro à frente para sair dessa condição.

A seguir, fotos da montagem portuguesa de "Virgens à Deriva".

Na composição do elenco de Porto de Mós estão (da proa para a popa do barquinho): Estela Ribeiro (Maria Teresa) – Inês Lourenço (Eusébia) e – Daniel Pereira (Amália). A encenação esteve a cargo de António Almeida, os figurinos por Estela Ribeiro e Inês Lourenço, a Cenografia e iluminotécnica por António Almeida. Musica: "Las Piernas" e"Its Raining men"

a atriz Estela Ribeiro





"Virgens à Deriva" foi apresentada pela primeira vez em 24 de março de 2007, sob direção do autor, no Espaço dos Parlapatões, em São Paulo, tendo no elenco as atrizes Vanessa Morelli (que colaborou na direção), Débora Aoni e Fernanda Sophia. A música original, tocada ao vivo pelo compositor, é de autoria de Gerson Grünblatt, com figurinos de Katia Niman.

"Lembrai-vos!"

Free counter and web stats