quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Números impressionantes para os textos curtos

O blog http://textoscurtosparateatro.blogspot.com/ , do autor Ruy Jobim Neto (de "Do Claustro") está com um nível de leitura muito alto para os poucos dias (a partir de 31 de outubro) desde que começou a contagem através do site http://www.webstats.com/ na blogagem das oito peças que lá estão (entre elas, "Andares Acima" e "Sobre o Teu Corpo e Duvidei", que foram apresentadas nas Satyrianas 2008, em outubro).

o mapa com os leitores da peça "Sombras da Ouvidor", de Portugal, Brasil e EUA (clique sobre a imagem)

Para se ter uma idéia, a peça mais lida é justamente a primeira do blog, "Sombras da Ouvidor", em que uma misteriosa moça conversa com um rapazote vendedor de jornais em plena Rua do Ouvidor, na alvorada do século XX, no Rio de Janeiro, então capital federal.

o gráfico da evolução diária dos leitores de "Sombras", tirado às 2h15 de quinta-feira, 6 de novembro (clique sobre a imagem)

Entre os leitores, além dos brasileiros - de praticamente todas as regiões do País - estão pessoas dos Estados Unidos, do Chile, da Alemanha e de Portugal (incluindo leitores dos Açores e da Ilha da Madeira, além da parte continental). Até às 02h20 de quinta-feira, dia 6 de novembro, os leitores estavam na casa dos 811.

Tanto é que o autor está pretendendo traduzir alguns de seus textos para o espanhol e para o inglês, de forma que mais leitores possam acessar. Somente a Língua Portuguesa ainda é um limitador para a leitura. Mas, de qualquer forma, esses números nos enchem de pleno orgulho e uma maior consciência da responsabilidade que é o ato teatral da dramaturgia.

Juntamente com esses números, diversos pedidos de autorização para montagem desses textos curtos do blog estão sendo feitos ao autor pelo e-mail jobimneto.ruy@gmail.com

Só temos a agradecer a essas pessoas pelas boas palavras e pela grande quantidade de leitura desses textos dos dois lados do Oceano Atlântico. E também esticar os agradecimentos à atriz Amanda Banffy (de "Andares Acima") e diretora (de "A Puta Respeitosa", de Jean-Paul Sartre), por nos ter indicado o equipamento do site de contagem de leitore, como o que vem abaixo, nesta postagem.

Obrigado.

Free counter and web stats

2 comentários:

Anônimo disse...

Moro na Bolívia e já li alguns desses textos, acho genial a idéia de disponibilizá-los na web. Parabéns pelo trabalho.

Ruy Jobim Neto disse...

Obrigado!!!!!!!!!
Tem muita gente lendo ao redor do mundo (Vietnam, Portugal, EUA, China, Canadá e por aí vai...)
e tem gente montando também!
fico feliz em saber!