domingo, 25 de janeiro de 2009
TEXTOS CURTOS - 7000 ACESSOS
Hoje, domingo (25/01), o blog Textos Curtos para Teatro chega ao seu acesso de número 7000. As cinco regiões do Brasil e Portugal (além de outros países) continuam acessando o blog, que contém oito textos curtos do autor Ruy Jobim Neto, entre eles:
- VIRGENS À DERIVA, o líder de montagens e leituras
- DOS MUROS DA CIDADE EU VI TEUS OLHOS, aqui numa versão, no You Tube.
- ANDARES ACIMA, que foi montada para as Satyrianas 2008
- SOBRE O TEU CORPO E DUVIDEI, também montada para as Satyrianas, houve um contato no sentido de que vire curta-metragem, em negociações.
Aos internautas, nosso agradecimento.
sábado, 24 de janeiro de 2009
Um texto para Pablo Oliveira

o ator Pablo Oliveira, que fará um pescador
Não, não se trata de alguma estória de Ernest Hemingway. E sim de uma peça encomendada pelo ator carioca Pablo Oliveira ao autor Ruy Jobim Neto. E o monólogo já tem título:
"DE CANOA E DE REDE".
A produção será carioca, estreará primeiro pelos palcos do Rio de Janeiro para depois viajar por outros Estados. Mais notícias em breve.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Pequenas notas.
Sobre o post abaixo...o mundo inteiro lendo.
Em poucos minutos, só mesmo a internet para fazer tal coisa. Muitos países, em todos os continentes, já deram uma olhadela no post abaixo, sobre a montagem portuguesa de "Virgens à Deriva". Nossa contagem, feita pelo Webstats Motigo, deu o seguinte mapa, em 35 entradas:

Dos Estados Unidos, passando por Brasil, Egito, Bélgica, Japão, China, Turquia, Suíça, Itália, Hong Kong, Reino Unido, França e Singapura.
Pouco tempo, tudo muito rápido.
VIRGENS À DERIVA montada em Portugal

Porto de Mós (região central de Portugal)no mapa, onde fica Porto de Mós
Segundo o Trupêgo (como se autodenomina o grupo), "O espectáculo correu com toda a naturalidade, e as pessoas que acorreram à sala, (não eram muitas), sairam agradadas, pois foi audivel por toda a sala bastantes gargalhadas." Na ocasião, "Virgens" foi apresentada conjuntamente com outro espetáculo local.
O mesmo espetáculo se apresentou também no dia 7 de dezembro na 3a. Meia Maratona de Teatro de Ourém (cidade igualmente da região central de Portugal), a convite do Grupo de Teatro Apollo de Pêras Ruivas.
A sinopse:
Numa terça-feira, à tarde, em 1567, uma caravela vai para o fundo das águas em pleno Atlântico, diante da costa brasileira. Assim, marinheiros e freiras, canhões e mantimentos, tudo vai para o fundo do mar, exceção feita a três jovens portuguesinhas, completamente virgens, que se salvam graças a um pequeno bote. Agora elas têm um continente inteiro à frente para sair dessa condição.
A seguir, fotos da montagem portuguesa de "Virgens à Deriva".
Na composição do elenco de Porto de Mós estão (da proa para a popa do barquinho): Estela Ribeiro (Maria Teresa) – Inês Lourenço (Eusébia) e – Daniel Pereira (Amália). A encenação esteve a cargo de António Almeida, os figurinos por Estela Ribeiro e Inês Lourenço, a Cenografia e iluminotécnica por António Almeida. Musica: "Las Piernas" e"Its Raining men"
a atriz Estela Ribeiro
"Virgens à Deriva" foi apresentada pela primeira vez em 24 de março de 2007, sob direção do autor, no Espaço dos Parlapatões, em São Paulo, tendo no elenco as atrizes Vanessa Morelli (que colaborou na direção), Débora Aoni e Fernanda Sophia. A música original, tocada ao vivo pelo compositor, é de autoria de Gerson Grünblatt, com figurinos de Katia Niman.