segunda-feira, 15 de junho de 2009

4 PEÇAS CURTAS MONTADAS NO RS

Com chimarrão e churrasco.

Quatro peças do blog Textos Curtos para Teatro serão montadas para diversos festivais de cenas curtas que começaram a pipocar pelo interior gaúcho, pela Cia. do Riso, de Cleia Haubert, em Novo Hamburgo, RS.

Serão elas "Virgens à Deriva" (a campeã de montagens, tendo sido levada aos palcos em praticamente todas as regiões do Brasil e também em Portugal) e as inéditas "Uma Brisa de Noite no Olhar", "Sombras da Ouvidor" e "Ao Primeiro que Viu a Maré".

A diretora da Cia, Cleia, telefonou na noite deste domingo, 14/06, para o autor, o também gaúcho Ruy Jobim Neto, e ambos conversaram sobre os personagens, detalhes dos textos, dúvidas e as as idéias para as montagens. Cleia, anteriormente já havia feito contato no sentido de montar as peças, mas até então não tinha a lista delas, exatamente.

Virgens à Deriva, acima com Vanessa Morelli, Débora Aoni e Fernanda Sophia (foto do elenco original, em 2007. Por Will Prado)

Em rápidas linhas, "Virgens à Deriva" é uma comédia (que estreou originalmente em São Paulo, em março de 2007) e conta a chegada da mulher ao Brasil, praticamente importada de conventos em Portugal. Trata-se da história de três virgens portuguesas que ficam à deriva num bote, em pleno Atlântico, próximas à costa brasileira. Em Novo Hamburgo, a peça será montada com três atores fazendo as portuguesinhas.

A primeira montagem gaúcha de "Virgens" foi em dezembro de 2007, quando a diretora Juliani Borchardt montou a peça, em Santo Angelo, para a conclusão de seu curso de Direção Teatral.

As outras três são do gênero drama, universo não visitado recorrentemente pelos clowns da Cia. do Riso, e serão montadas, a título de desafio, as peças "Ao Primeiro que Viu a Maré" (para ator e atriz, onde a própria Cleia fará a personagem Vindinha), em que um pescador que fala com uma baleia confronta seus sonhos com o da mulher amada.

As outras duas peças são "Uma Brisa de Noite no Olhar", onde duas primas revisitam o passado em comum e a história se passa toda na mente de uma delas, e "Sombras da Ouvidor", em que uma jovem conta uma história pungente a um garoto vendedor de jornais, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, da época de Machado de Assis.

Para "Brisa", a montagem se vale de duas atrizes que tocam piano e boa parte das reminescências das primas será feita à base de música. E em "Sombras", o Brasil da Belle Époque é que será revisitado pelo elenco.

Merda para todos!
Quando chegarem as primeiras imagens das quatro peças, exibiremos aqui.

Nenhum comentário: